5 cuidados que você DEVE TER ao vender o seu Precatório
- Vender Precatórios
- Dicas
- precapp
- Cuidados
Cada vez mais as pessoas estão optando por vender os seus Precatórios, e esta realmente é uma ótima opção para quem não quer ficar aguardando por anos o momento do pagamento, entretanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a venda seja realizada da forma mais segura possível e sem surpresas desagradáveis.
O Dr. Alexandre Bruno, Diretor Jurídico da Precapp, e responsável técnico por mais de mil operações de venda de Precatórios, listou cinco cuidados que os credores devem tomar na hora de vender os seus créditos. São eles:
01) SÓ ACEITE VENDER RECEBENDO À VISTA NO MOMENTO DA ASSINATURA DO CONTRATO;
Fuja de pagamentos parcelados, a prazo, ou para o dia seguinte ao da venda. Muitos compradores propõem pagar pela compra do seu Precatório de forma parcelada ou no dia seguinte ao da cessão. Corra disso!
Quando o pagamento pela venda do Precatório é a prazo, mesmo que você esteja auxiliado por um advogado especializado, o risco de dor de cabeça é altíssimo, então não entre nessa.
Saiba como vender o seu precatório.
02) SAIBA PARA QUEM VOCÊ ESTÁ VENDENDO;
Se for vender o seu Precatório para uma empresa, verifique se ela possui um site, e se no site dela é disponibilizado o seu CNPJ. Assim como o número do CPF serve para identificar uma pessoa, o número do CNPJ serve para identificar uma empresa. Se a empresa não tem site, corra! Se tem site, mas não disponibiliza o número do CNPJ, desconfie!
Verifique também quem são seus sócios. Empresas que não prezam pela transparência costumam esconder os seus sócios, e fazem isto, em muitos dos casos, para evitar que eles sejam responsabilizados por possíveis irregularidades. Dê preferência para empresas transparentes, cujos sócios apareçam.
03) PEÇA INDICAÇÃO PARA OUTRAS PESSOAS QUE JÁ VENDERAM OS SEUS PRECATÓRIOS;
Uma ótima forma de garantir que a venda do seu Precatório será realizada com segurança é pesquisando a opinião de outras pessoas que já venderam. Verifique se você possui algum amigo que já tenha vendido e peça indicação para ele. Caso não encontre nenhum, pergunte ao seu advogado.
Uma outra forma de obter indicação é verificando se a empresa para a qual você pretende vender o seu Precatório disponibiliza depoimentos de outros clientes. Estes depoimentos devem ser em vídeo, uma vez que depoimentos escritos podem não ser verdadeiros.
04) NÃO “VENDA” O SEU PRECATÓRIO NA MODALIDADE DE EMPRÉSTIMO;
Algumas empresas fingem que estão comprando o seu Precatório, mas na verdade estão lhe emprestando dinheiro e pegando o seu Precatório como garantia do adimplemento. Esta modalidade de “venda” é arriscadíssima, uma vez que você pode acabar com uma baita dívida caso ocorra algum problema futuro com o seu Precatório e ele não seja pago. Fuja dessa pegadinha!!!
Dê preferência para empresas que verdadeiramente comprem o seu Precatório.
Confira alguns depoimentos de outros credores
05) NÃO GASTE O SEU DINHEIRO NEM O SEU TEMPO PROVIDENCIANDO INÚMEROS DOCUMENTOS;
Alguns compradores possuem o mau hábito de exigir do dono do Precatório uma quantidade absurda de documentos e certidões para a realização da compra. Isso não é uma boa prática. Você gasta um tempão tendo que reunir toda a documentação, gasta um bom dinheiro providenciando as certidões, e ainda corre o risco de não ter o seu Precatório comprado.
Existem compradores que pedem apenas cópia da sua identidade, CPF e comprovante de residência, dê preferência a eles, é mais prático.
CONCLUSÃO:
Seguindo estas cinco dicas você realizará a venda do seu Precatório com segurança e praticidade, podendo assim desfrutar com tranquilidade do valor recebido para realizar aquela viagem; se livrar daquela dívida; comprar um carro ou uma casa, enfim, antecipar o seu sonho.
Deixe seu Comentário